banner1.jpg
  • Cristiane Sales

Programação especial para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo no Recife


Até dia 31, a Secretaria de Saúde promoverá várias ações de conscientização sobre os males do tabagismo


O Recife terá uma programação especial durante este mês, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto. A Secretaria de Saúde do Recife montou uma programação com atividades educativas em diversas unidades (incluindo Unidades de Saúde da Família e Centros de Atenção Psicossocial) da rede municipal.


Entre as atividades estão rodas de diálogo sobre o tema, salas de espera (conversas) com os pacientes que estejam aguardando por consulta nas unidades e sensibilização da população em algumas áreas da cidade. Além disso, profissionais do Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo (CPTRA), uma das unidades especializadas da rede, localizada na Tamarineira, farão um compartilhamento de informações sobre tabagismo junto aos servidores de outros centros de atenção psicossocial do Recife.


O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986. O objetivo é dar visibilidade à prevenção e ao controle do tabagismo e a formação de profissionais para a sensibilização e oferta de tratamento para tabagistas no Sistema Único de Saúde (SUS).


A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo uma epidemia global, responsável por cerca de 6 milhões de mortes anuais, dos quais mais de 600 mil por exposição involuntária à fumaça do tabaco, denominada tabagismo passivo. O órgão defende ainda que mais de 80% dessas mortes são evitáveis.


Há uma tendência histórica de queda na taxa de prevalência de fumantes no mundo todo. No Brasil, esse dado é comprovado pelo Ministério da Saúde. Em 1989, cerca de 32% da população fumava. O número de fumantes no Recife também acompanha o processo de queda. Atualmente, Recife conta com 10,7% da população de fumantes, abaixo da média nacional hoje, que é de 11,3%.


A Prefeitura do Recife vem potencializando a oferta de tratamento para o fumante que deseja parar de fumar. Há grupos de tratamento distribuídos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em todo o município. A consulta sobre o local mais próximo pode ser feita pelo telefone (81) 3355-2811.


Lei Antifumo


Em 2011 foi sancionada a Lei Federal Antifumo Nº 12.546, regulamentada pelo Decreto 8.262/2014. Além da extinção dos fumódromos em ambientes coletivos, a normativa determina o fim das propagandas de produtos fumígenos e a proibição do uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilé ou outro produto fumígeno em ambientes fechados de uso coletivo, bem como o comércio desse tipo de produto do lado de fora do ponto comercial e a venda para menores de 18 anos. Na capital, a Vigilância Sanitária incluiu a fiscalização da aplicação da Lei Antifumo na rotina de inspeção realizadas, cerca de 4 mil por mês.


Programação das ações em alusão ao Dia Nacional de Controle ao Tabagismo


22/08/2018 Local: Upinha Emocy Krause - Rua Cantora Clara Nunes, s/n,Torre Horário: 17h às 21h Atividade: Sala de Espera - 3º Turno. Informações e sensibilização dos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo. Local: Centro de Saúde Olinto de Oliveira - Rua São Francisco de Paula, 47, Caxangá Horário: 17h às 21h Atividade: Sala de Espera - 3º Turno. Informações e sensibilização dos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo, na perspectiva da prevenção e controle do uso do cigarro. Local: USF Vila do IPSEP - Rua Virgínia Heráclio, s/n, Ipsep Horário: 14h Atividade: Sala de Espera. Informações e sensibilização dos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo, na perspectiva da prevenção e controle do uso do cigarro. Local: UBT Romero Marques – Rua Carlos Gomes, 932, Prado Horário: 7h30 Atividade: Sala de Espera – “Por que as pessoas fumam?” Informações e sensibilização dos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo, na perspectiva da prevenção e controle do uso do cigarro.


24/08/2018 Local: Incra - Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 950, Aflitos Horário: 9h às 11h Atividade: Palestra sobre Tabagismo


27/08/2018 Local: Central de Alergologia do Recife – Avenida João de Barros, 800, Santo Amaro. Horário: 9h às 11h Atividade: Sala de Espera: Informações e sensibilização dos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo. Local: Upinha Eduardo Campos, na Rua Itabira, s/n, na Bomba do Hemetério. Horário: 9h às 11h30 Atividade: Sala de Espera: Informações, sensibilização, atividades junto aos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo. Local: CPTRA - Avenida Rosa e Silva, Tamarineira Horário: 8h às 21h Atividade: Atividades internas diversas, envolvendo usuários e profissionais, com o tema do Tabagismo, na perspectiva de potencializar ações de prevenção e controle do cigarro. Durante o resto deste mês, profissionais do CAPS AD CPTRA farão matriciamento sobre tabagismo junto aos profissionais dos CAPS Esperança e CAPS Espaço Azul.


28/08/2018 Local: USF Sítio do Cardoso - Rua Menezes de Drumond, 66 , Madalena Horário: 17h às 21h Atividade: Sala de Espera - 3º Turno. Informações e sensibilização dos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo.


28 e 29/08/2018 Local: Parque do Caiara (Av. Maurício de Nassau – Iputinga) e Praça da Várzea Horário: 18h às 21h Atividade: Roda de Conversa/Atividades diversas com abordagem do tema do Tabagismo. Neste mês durante as atividades do Programa Academia da Cidade serão realizadas intervenções junto aos participantes, com entrega de panfletos.


29/08/2018 Local: Policlínica Waldemar de Oliveira, na Rua do Pombal, 115 - Santo Amaro Horário: 14h as 16h30 Atividade: Sala de Espera: Informações e sensibilização dos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo. Local: CAPSad René Ribeiro: R. Jacira, 210 - Afogados Horário: 19h Atividade: Palestra educativa aberta ao público Local: Upinha Moacir André Gomes - Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, Morro da Conceição, Horário: 14h Atividade: Informações e sensibilização dos usuários, em aguardo de consulta, sobre questões relacionadas ao tabagismo, na perspectiva da prevenção e controle do uso do cigarro.


30/08/2018


Local: CAPSad René Ribeiro - Rua Jacira, 210, Afogados Horário: 14h30 Atividade: abordagem de sensibilização aos transeuntes do Largo da Paz Local: Pólo Heróis da Restauração, na Praça Heróis da Restauração Horário: 17h Atividade: Roda de Conversa -Tabagismo e Saúde


31/08/2018 Local: CAPS Galdino Loreto - Avenida Dr. José Rufino, 2181, Barro Horário: 9h Atividade: Grupo Educação e Cidadania.

#CAPS #DiaNacionaldeCombateaoFumo #FumantePassivo #Fumo #ministériodasaúde #OMS #saúde #SaúdeeBemEstar #SecretariadeSaúdedoRecife #SUS #Tabagismo

Artigo02.png
banner2.jpg
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo