• Cristiane Sales

Mamógrafo com rampa de acessibilidade circulará pelo Recife


O caminhão adaptado circulará por dez bairros da cidade até o dia 31/08


Como parte da programação da Semana da Pessoa com Deficiência, alguns bairros do Recife receberão o mamógrafo móvel com rampa de acessibilidade. A iniciativa é da Prefeitura da Cidade do Recife, em parceria com o Secretaria de Saúde do município. O primeiro bairro onde o caminhão ficará estacionado é o Centro de Saúde Joaquim Cavalcanti, nos Torrões, das 8h às 16h. O mamógrafo regular continua seguindo a programação do mês.


Jailson Correia, secretário de Saúde do Recife, destaca a preocupação do órgão com a assistência às mulheres deficientes. “Na saúde da mulher, nós temos vários serviços com atenção prioritária e que está pronta para receber mulheres com deficiência. Nós investimos na aquisição e implantação de serviços como cadeiras de exames ginecológicos automatizadas que facilitam a realização de exames dessas mulheres, tanto em unidades já existentes, na policlínica Barros Lima por exemplo, como no Hospital da Mulher. Além disso, nós também temos no Hospital da Mulher o mamógrafo que facilita o acesso para a mulher com deficiência”, afirma.


O secretário falou ainda da ação que marca a Semana da Pessoa com Deficiência. “E claro que nessa semana da pessoa com deficiência, nós também teremos o mamógrafo móvel que percorre as comunidades da cidade do Recife, garantindo o acesso ao exame da mamografia e, nessa semana, também utilizando a rampa de acesso para facilitar a realização do exames das mulheres com deficiência nas comunidades”, ressaltou.


Em cada localidade, são disponibilizadas 80 fichas – 40 pela manhã e 40 à tarde. A mamografia de rastreio é recomendada para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, sem necessidade de agendamento. Basta levar documento com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. O resultado do exame é entregue em até 20 dias na mesma unidade onde o veículo ficou estacionado ou na que se localiza mais próxima. Mulheres fora da faixa etária indicada, que desejam fazer a mamografia, devem se dirigir à unidade de referência para pegar encaminhamento.


Confira os dias e bairros que o mamógrafo móvel visitará:


Mamografia , Mamógrafo Móvel , saúde , Saúde e Bem Estar , Secretaria de Saúde do Recife ,Semana da Pessoa com Deficiência

#Mamografia #MamógrafoMóvel #saúde #SaúdeeBemEstar #SecretariadeSaúdedoRecife #SemanadaPessoacomDeficiência

Artigo02.png
WhatsApp Image 2020-10-07 at 11.28.55.jp
Banner01.png
Arquivo

Copyright © 2018 Saúde e Bem Estar